A Fox News publicou nesta quinta-feira (7) que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva permanece “firmemente contrário” a acordos com os Estados Unidos e tem criticado as tarifas americanas, classificando-as como uma tática de intimidação. Em entrevista à Reuters, Lula destacou que o ex-presidente Donald Trump não mencionou negociações nas cartas e decisões recentes, apenas fez novas ameaças.
A emissora americana relembrou que Lula já chamou as tarifas de “chantagem inaceitável” e destacou a declaração de Trump em 31 de julho, quando anunciou uma sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros, dizendo que Lula poderia ligar para ele “quando quiser”. Em resposta indireta, Lula publicou no X que sempre esteve aberto ao diálogo, sem citar Trump nominalmente.
A Fox News também ressaltou trecho da mensagem de Lula à época: “Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano.”
Essa repercussão evidencia a postura firme do governo brasileiro diante da pressão comercial dos EUA, mantendo abertura para diálogo, mas sem submissão ou humilhações, conforme ressaltado por Lula em declarações recentes.
