ABC é rebaixado para a Série D após derrota para o Itabaiana.
O ABC sofreu mais um duro golpe na temporada ao ser derrotado pelo Itabaiana e confirmou matematicamente o rebaixamento para a Série D do Campeonato Brasileiro. O resultado encerra de forma melancólica a participação da equipe potiguar na Série C, consolidando um ano de muita instabilidade dentro e fora de campo, que já contava com eliminação ainda na primeira fase da Copa do Nordeste, queda na primeira fase da Copa do Brasil diante do modesto Olaria-RJ e perda do título Estadual para o maior rival, o América. Para não falar nos problemas políticos e financeiros, que acompanham o clube há um bom tempo.
A equipe entrou em campo ostentando 18 pontos e a 18ª posição. O Alvinegro de Ponta Negra precisava vencer o Itabaiana e torcer por uma derrota do Anápolis-GO em confronto contra o Botafogo-PB, em jogo realizado no Planalto Central.
Ocorre que além de não fazer sua parte, o ABC viu o Anápolis derrotar o Botafogo paraibano por 1 a 0. Com a vitória em cima do ABC, o Itabaiana foi beneficiado pela vitória do Brusque-SC em cima do CSA-AL e se salvou do rebaixamento. O CSA-AL, outro tradicional clube nordestino, fará companhia ao ABC na última divisão nacional em 2026.
Com a queda, o Mais Querido terá que disputar em 2026 a quarta divisão nacional, cenário que exigirá um profundo processo de reconstrução para tentar retornar rapidamente às divisões superiores. A torcida, apesar da frustração, segue sendo um dos maiores patrimônios do clube e já demonstra mobilização em busca de dias melhores.
O jogo.
A vida do ABC se complicou ainda mais logo aos 11 minutos do primeiro tempo quando o goleiro Pedro Paulo perdeu a bola e cometeu falta em cima do atacante adversário. O juiz expulsou o goleiro, deixando o Alvinegro com um a menos o jogo praticamente inteiro. Para piorar, aos 50 minutos do primeiro tempo, Dione, que é ex-jogador do ABC, marcou golaço em cobrança de falta, fazendo valer a famosa lei do ex. O ABC ainda tentou reagir. Chegou a ter uma bola no travessão, mas ficou nisso. O Itabaiana administrou o jogo sem correr muitos riscos e venceu a partida. O ABC não vence jogando no Frasqueirão há impressionantes 5 meses.
Além do ABC, foram rebaixados Retrô-PE, Tombense-MG e CSA-AL.
